Monitoramento Ambiental

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia Potiguar (PMP-BP), com atividades iniciadas em dezembro de 2009, resulta de uma Condicionante Ambiental do CGPEG/IBAMA, em virtude de licenciamento de atividade de perfuração marítima da PETROBRAS em blocos da Bacia Potiguar. Para a execução do PMP-BP, foi efetivado um contrato de prestação de serviço entre a PETROBRAS e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), tendo a Fundação Guimarães Duque (FGD) como gestora administrativa.

As atividades técnico-científicas são coordenadas pelo Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que atua na área de pesquisa e conservação de mamíferos marinhos, desde 1998. O monitoramento das praias é desenvolvido na forma de parceria pelo PCCB-UERN e a Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos – AQUASIS, Organização Não Governamental de pesquisa e conservação sediada no Ceará.

O PMP-BP tem como objetivo verificar a ocorrência e mitigar possíveis impactos das atividades de perfuração marítima da PETROBRAS sobre a biota marinha, em especial sobre mamíferos marinhos e tartarugas marinhas, entre os municípios de Caiçara do Norte (RN) e Aquiraz (CE). O referido monitoramento de praias inclui oito municípios no Estado do Rio Grande do Norte (Caiçara do Norte, Galinhos, Guamaré, Macau, Porto do Mangue, Areia Branca, Grossos e Tibau) e cinco municípios no Estado do Ceará (Icapuí, Aracati, Beberibe, Cascavel e Aquiraz).

Parcerias foram também realizadas com outras instituições de pesquisa como o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos – CMA/ICMBio, Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores – MAQUA/UERJ, Laboratório de Técnicas Histológicas da UFRN e Laboratório de Imunologia Veterinária da UFERSA.